Não fique apreensivo! Sobre a possível cobrança na geração de energia solar.

Atualmente a maior promessa durante a venda e instalação de um sistema de energia solar, é a economia de até 95% na conta de energia mensal. Não é 100% por que existe o pagamento de impostos, que constituem o valor da conta mínima de energia elétrica. Mas surgiu no dia 18 de novembro uma decisão que quer cobrar, de quem tem geração própria de energia, o pagamento de uma nova tarifa.

O sistema de compensação de energia elétrica (SCEE) instituído no ano de 2012 pela Resolução Aneel 482/2012 contribuiu de forma significativa para a forte expansão da micro e mini geração em residências, comércios e industrias, com sistemas de energia solar ligados a rede de energia pública.

Mas o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu em 18 de novembro que a Aneel (Agencia Nacional de Energia) tem até 90 dias para apresentar um plano de ação ao tribunal para acabar com a diferenciação tarifária dos consumidores de geração distribuída.

Os magistrados entenderam a diferenciação de tarifa como um subsídio cruzado, já que repassa custos e encargos do setor de forma desigual aos consumidores e onera quem não aderiu ao sistema.


O acordão também conclui que a criação de subsídios não poderia ser feita pela agência reguladora. A Aneel tentava argumentar de que a diferenciação não se tratava de subsídio, mas sim política tarifária.


O plenário do TCU também recomendou ao Ministério de Minas e Energia a formulação de uma nova política pública para energias renováveis que substitua o sistema de subsídio atual e o envie ao legislativo.


A sugestão foi do ministro Vital do Rêgo e acatada pela relatora. “A Aneel não pode fazer política pública. Entendo sim que há uma desigualdade no balanço social desses subsídios. Por isso acho que o Congresso Nacional tem que medir e fazer os contrapesos necessários”, defendeu durante a sessão.


Não se desespere!!!


Isso ainda é uma questão que está sendo julgada, e a ANEEL e o governo irão recorrer com certeza, por você se lembram que em janeiro deste ano, Bolsonaro interveio na agência reguladora e declarou ter feito acordo com os presidentes da Câmara e do Senado para derrubar qualquer decisão neste sentido. A pedido do presidente, a equipe econômica de Paulo Guedes, que defendia a mudança do que consideravam como subsídio, foi pressionada a revisar os pareceres favoráveis.


Mas vejamos pelo lado bom, mesmo que seja cobrado alguém encargo a mais pelo uso da estrutura de transmissão da rede elétrica, você ainda irá economizar muito!!!!


Energia Solar é um bem abundante em nosso país de norte a sul, temos mais de 300 dias de sol todos os anos, então a questão é o poder de nossa decisão, na representatividade no congresso nacional com deputados e senadores que votem em um projeto que realmente, beneficie quem está produzindo sua própria energia, pois está contribuindo:

  1. No aumento de empregos;

  2. No aumento de oferta de energia;

  3. Na redução de geração de energia suja como das termoelétricas;

  4. No compartilhamento de energia na própria vizinhança;

  5. No aquecimento da economia nacional, injetando recursos no investimento dos projetos de Instalação de Geração de Energia Solar.

Espero que você esteja mais calmo, pois ainda é caso que está longe de ser cobrado realmente na conta de energia, pois as decisões judiciais no Brasil demoram. Então aproveite e instale o quanto antes seu sistema de energia solar!!!


Ainda tem dúvidas!!!


Sem problemas qual é a sua dúvida?

Conte para nós clicando aqui!!!!


Estamos a sua disposição para responder e deixar você totalmente informado a respeito desta tecnologia incrível!!!!

Compre agora mesmo!!

Um Sistema de Energia Solar é uma energia renovável, gerada através de painéis fotovoltaicos e microinversores APSystems

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Pinterest - Black Circle
  • TikTok
  • whatsapp-logo-4
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimo!Avalie-nos

FORMAS DE PAGAMENTO:

Nossos Contatos

Avenida Hélio Seno, 639 - Interlagos - Buritama - São Paulo - Brasil 

atendimento@solideal.com.br  |  (18) 99663-8041

PARCEIROS E REPRESENTANTES:

Design sem nome.jpg